Inicial


Conteúdo
- Noticias
- Calendário
- Resultados
- Cobertura de Eventos
- Colunistas
- Dicas de Treinamento
- Galeria de Fotos
- Boletim Informativo
- Vídeos


Assessoria Esportiva
- Atendimento Empresarial
- Ginástica Laboral
- Preparação Física
- Personal Training
- Personal Running - Amador e Profissional
- Organização de Eventos Esportivos
- Recreação Crianças, Adolescentes e Idosos
- Gerontologia
- Projetos - Sócio - Educativo - Esportivo
- Publicidade no site
- Parceiros
- Contato


Sobre
- Currículo - Varela
- Visão
- Equipe
- Missão
- Valores
- Fale Conosco


Buscar no site


Cálculos


EXERCÍCIOS E COMBATE AO FUMO
29/08/2018 11:50:00

TREINOS AJUDAM FUMANTES. Treino de resistência ajuda fumantes a abandonarem o vício.Chances de parar de fumar são dobradas quando comparadas a quem não levanta peso.

Foto: Divulgação/YMCA




Um treino de resistência, que consiste em levantamento de peso, faz mais do que construir músculos: ele também ajuda fumantes a largarem o vício, segundo estudo do Miriam Hospital's Centers for Behavioral and Preventive Medicine, nos Estados Unidos. O trabalho, publicado no periódico Nicotine & Tobacco Research, foi o primeiro a analisar os efeitos de um treino de resistência em prol do ato de parar de fumar.

De acordo com os resultados, homens e mulheres fumantes que completaram 12 semanas de treinamento de resistência, como parte de um programa de tratamento contra o tabagismo, têm duas vezes mais chances de parar de fumar, em comparação com aqueles que não levantam pesos regularmente.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados 25 homens e mulheres entre 18 e 65 anos que declararam fumar ao menos cinco cigarros por dia. Todos os participantes receberam um aconselhamento de 15 a 20 minutos, com dicas para parar de fumar, bem como uma oferta de oito semanas de adesivo de nicotina, antes de serem divididos aleatoriamente em dois grupos.

O grupo do treino de resistência passou por duas sessões de treinos semanais de 60 minutos cada, durante 12 semanas. A rotina envolvia 10 exercícios, onde a cada três semanas os pesquisadores aumentavam gradualmente o peso e a intensidade. Já o grupo de controle assistiu a um breve vídeo de saúde e bem-estar, duas vezes por semana.

Ao final das 12 semanas, 16% dos fumantes do grupo que se exercitava não apenas pararam de fumar, mas também diminuíram o peso e a gordura corporal. Em comparação, 8% dos indivíduos do grupo de controle pararam de fumar, embora tenham ganhado mais peso e gordura corporal.

Esses efeitos também aparentam ser duradouros: depois de três meses da conclusão do estudo, 15% dos participantes do grupo do treino de resistência permaneceram sem fumar, contra 8% do grupo de controle.

Pare de fumar: o corpo agradece
Quer parar de fumar, mas precisa de um incentivo? Então veja como o seu corpo agradece quando você não acende o cigarro:

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
-Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 2 dias, o olfato e o paladar melhoram;
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
- Após 1 ano, o risco de morte de infarto do miocárdio já se reduz pela metade;
- Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Fonte: Minha Vida

Faça exames com médico inicialmente e procure atendimento personalizado, para iniciar a preparação física e a ROTINA DE EXERCÍCIOS.

Repassando - José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo - FPA
Confederação Brasileira Atletismo - CBAt - IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário ESCRITÓRIO da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR - CONFEF
: Aqui

DIA 29 DE AGOSTO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO...







Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Compartilhar


Últimos Fatos
19/10/2018 18:00:00 - 2a. CORRIDA EM FOZ DO JORDÃO - PR
19/10/2018 14:30:00 - MENSAGEM
18/10/2018 12:00:00 - DIA DO MÉDICO
17/10/2018 11:30:00 - 2a. CORRIDA BENEFICENTE AFH GUARAPUAVA
17/10/2018 11:30:00 - COMBATE A CÂNCER E EXERCÍCIOS
PUBLICIDADE






 
               
   

 

Webmail

Estatísticas de Acesso  

2011 - VARELA ESPORTES - ASSESSORIA ESPORTIVA - CNPJ: 13.707.090/0001-05
Fone / Fax: (42) 3035-6774 - (42) 8825-3774
Rua Saldanha Marinho, nº 120 - Fundos - Bairro.: Trianon
Guarapuava - PR, 85.012-280
Email-skype: varelaesportes@hotmail.com  
Atendimento de segunda a sexta das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00 horas


ADM SITE

 

Google+