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SAÚDE E ESPORTES ... TEM O SEU DIA...
03/08/2018 16:10:00

PRÁTICA ESPORTIVA E SAÚDE. Tanto se fala em esportes, de modalidades diferentes, será que existe uma coerência em sua prática. No dia 05 de agosto comemora-se o dia nacional da saúde.




Foto: R7





Você atleta, ganha, perde, veja aqui o significado do ESPORTE...


A prática sem avaliação física, exames médicos. Mais abaixo segue informações para melhor compreensão, para o desporto amador e profissional.

Algumas dicas abaixo:

1. Alimentação equilibrada, ajuda no rendimento consequentemente melhorando a performance esportiva juntamente com a hidratação, fundamental, pois nosso organismo é composto por água, e a falta dela causa consequências sérias gerando problemas de saúde e, no desporto queda do rendimento.

2. Os atletas tem sua rotina de treinamento para sua modalidade, horário para quais faz seu treino. O sono e o descanso, fazem parte do treinamento. Faça com equilíbrio nunca a mais ou menos, conforme for planificado. O acompanhamento de um profissional de educação física é fundamental, mau treino poderá ocasionar lesões. Ganhando tempo numa rotina saudável e fechando o ano com objetivos concluídos.

3. A modalidade escolhida é que vai te dar motivação, faça com prazer, pois só alcançará os resultados com disciplina, dedicação e determinação.

4. Os hábitos do dia a dia são mudados conforme a prática esportiva incorporada com os treinamentos como: Quando está com sobrepeso, continue fazendo esporte, exercícios, mas faça caminhada, natação, academia, bicicleta pedale use para ir ao trabalho, estas atividades geram menos impacto, consequentemente terá um retorno de saúde e, melhora no rendimento e na preparação física.

Quanto a bebidas alcoólicas como cerveja, etc ou refrigerante em excesso, diminua aos poucos e aumente os exercícios, comidas gordurosas, frituras, excesso de café, açúcar, aos poucos vá diminuindo e opcione alimentos como verduras, frutas, alimentos integrais e aumente a respiração através de exercícos aeróbios, faça trotes (pequenas corridas), ou seja já é corredor capriche nos treinamentos seguindo orientações prescritas, ou na sua vivência esportiva, observe seu corpo, às vezes é melhor descansar do que treinar. Mas claro consulte um médico antes de tudo.

5. Não perca o foco, faça de 3 a 5 vezes por semana atividades de no mínimo 30 minutos, a persistência trará resultados, não no momento mas alguns meses, melhorará sua auto-estima e, consequentemente reverterá situações e atingindo rendimento esperado, dedique-se...

Aos atletas profissionais e amadores, de diversas modalidades, a nível municipal, regional, estadual, nacional, mundial, são verdadeiros heróis, pois buscam seus objetivos pessoais no esporte melhorando e mantendo a saúde e qualidade de vida, nas competições de participação, educacional, universitária, e de rendimento nem sempre às vezes saúde, depende muito de parâmetros do treinamento aferidos. Resumindo excesso de treinamento.

Enfim, as dificuldades, fazem parte, continuar, pois o sabor da vitória é muito melhor quando não se desiste, se agrega experiências pessoais, comunitárias, esportivas e humanas.

Autor - José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo - FPA
Confederação Brasileira Atletismo - CBAt - IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR - CONFEF
: Aqui.

Contatos pelo email-skype varelaesportes@hotmail.com ou site.

TELEFONES: (042)-4101-1090 / Whatsaap 9 9983-5470





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