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TREINAMENTO MARATONA DE MARINGÁ - PR
23/03/2018 12:00:00

JÁ CORREU OU VAI CORRER os 42 KMS...

Muita calma! Por que corredores iniciantes já estão pensando em maratona? Treinador Gustavo Luz enumera fatores que estão fazendo os atletas amadores pularem etapas e explica o quanto isso pode ser prejudicial para a saúde deles.










Por que muitos corredores atualmente estão apressados para alcançar seus objetivos? Talvez exista mais de uma resposta para essa pergunta. Hoje em dia, com frequência, acontece a seguinte situação: o sujeito acabou de começar a treinar e já está pensando na meia maratona ou na maratona. Até aí tudo bem, faz parte de uma pessoa ansiosa querer os resultados para ontem, mas isso deve ser muito bem observado e analisado pelos respectivos treinadores. É um tal de compra suplemento daqui, investe em um tênis especial dali, e o principal, que é o cuidado com a saúde e com a progressão dos treinos, parece que fica em um segundo plano.

+ Você conhece alguém apressadinho? Comece nos 5km e evolua

A melhora do condicionamento físico, e por consequência do desempenho em provas, é um conjunto de processos biológicos individuais que não pode ser apressado. É senso comum que as redes sociais deram um empurrãozinho nessa questão. O "Fulano" treina há seis meses e já correu uma maratona, o "Sicrano" está cheio de dores no joelho, mas não para de postar sobre a “ultra” do mês que vem. E por aí vai. Tudo isso está lá no Facebook ou no Instagram, por exemplo, e parece que muitas pessoas buscam uma aceitação social a partir disso. Não caia nessa cilada!

Se você começou a correr, tomou gosto pela coisa e foi picado pelo “bichinho da competição”, tenha calma. É importante passar por estágios menores, como as provas mais curtas de 5 e 10km antes de se aventurar em competições em que a sua experiência vai ser determinante e um diferencial entre completar satisfeito ou aos trancos e barrancos (isso quando não se machuca antes, ainda nos treinos, por excesso de corrida, claro). Essas provas mais curtas permitem que você erre na estratégia (o que é inevitável para quem está começando) sem sobrecarregar demais o seu corpo, e a partir desses erros, você constrói uma boa base de dados que permitem melhores escolhas quando a distância aumentar.

+ É possível correr uma prova de rua treinando apenas na esteira?

Talvez você precise de um ano ou um ano e meio para sair do zero e chegar aos 21km com saúde, e o dobro disso para os 42km.

Leia mais...

MARATONA INTERNACIONAL DE MARINGÁ- PR - 2018 - Estaremos lá, interessados a participar e melhorar os treinos entrar em contato, com o Professor José Carlos Varela - aqui..

Não esqueçam MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU E DE CURITIBA estaremos este ano, VAMOS fazer provas longas, aos interessados, agilize contato para planificação dos treinos caso contrário não terá tempo hábil...

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