Inicial


Conteúdo
- Noticias
- Calendário
- Resultados
- Cobertura de Eventos
- Colunistas
- Dicas de Treinamento
- Galeria de Fotos
- Boletim Informativo
- Vídeos


Assessoria Esportiva
- Atendimento Empresarial
- Ginástica Laboral
- Preparação Física
- Personal Training
- Personal Running - Amador e Profissional
- Organização de Eventos Esportivos
- Recreação Crianças, Adolescentes e Idosos
- Gerontologia
- Projetos - Sócio - Educativo - Esportivo
- Publicidade no site
- Parceiros
- Contato


Sobre
- Currículo - Varela
- Visão
- Equipe
- Missão
- Valores
- Fale Conosco


Buscar no site


Cálculos


TREINAMENTO NO FRIO? ENTENDA
06/07/2018 18:00:00

Vale a pena treinar ao ar livre sob frio intenso? Médico responde. Cardiologista diz que é importante se proteger de treinos em temperaturas abaixo dos 14 ou 15ºC para evitar lesões musculares, dores das articulações e o possível risco de viroses de toda ordem.






Muitos esportistas adoram praticar esportes no frio. Todas as vezes que falamos que se deve evitar o clima agressivo do inverno, as opiniões leigas discordantes surgem nos contestando. Evidentemente que não iremos polemizar, e sim explicar o que a medicina tem a dizer. Desde sempre os extremos de temperatura, e aqui falaremos apenas do frio, trazem dificuldades ao organismo dos seres vivos, dependendo das características biológicas de cada um.

+ Aquecimento, roupa certa, hidratação: proteja-se no inverno

O nosso organismo trabalha regularmente com a temperatura interna ao redor de 36,5ºC, e abaixo disso as células começam a reagir e adormecer como se protegessem da própria morte provocada pela queda da temperatura interna. Este estado do organismo é chamado de hibernação e necessita obrigatoriamente de suporte médico. Para exemplificar, as cirurgias cardíacas de crianças são realizadas a alguns graus abaixo, sempre na faixa de 35ºC, e esta técnica é usada em diversas cirurgias neurológicas e atualmente nos tratamentos de recuperação da vida após uma parada cardíaca.

Confira os efeitos patológicos da hipotermia no organismo do ser humano, que tende a perder a habilidade de produzir energia:

1. Coordenação motora deficiente e perda progressiva dos movimentos;

2. Reações físicas e mentais de alerta mais lentas;

3. Calafrios intensos;

4. Confusão mental progressiva;

5. Colapso (parada) do coração.

+ Aquecer antes do exercício físico é ainda mais importante no frio

Sem dúvida o nosso atleta deve se proteger do frio intenso e por longos períodos, principalmente aquele abaixo dos 14 ou 15ºC, porque, além de tudo, irá facilitar as lesões musculares como os estiramentos e distensões, dores das articulações e do possível risco de ser infectado por viroses de toda ordem.

Em relação ao aparelho circulatório, o frio intenso causa bradicardia progressiva (batimentos abaixo de 60/minuto) indo até a chamada assistolia (parada total da contração do coração). Se não for tratada, os vasos sanguíneos se contraem, diminuindo a quantidade de sangue circulante na pele para evitar que o mesmo se resfrie e por conta disso o restante do corpo.

Medidas de proteção da respiração de ar frio/gelado devem ser utilizadas, respirando pelo nariz. Deve-se manter o corpo aquecido com líquidos aquecidos, nunca ingerir bebidas alcoólicas, e logicamente evitar a desidratação do clima seco, frequente no inverno. Lembrar que a tendência de usar roupas em exagero é um erro que atrapalha, pois eleva muito a temperatura corporal durante a atividade física o que também é prejudicial. Afinal, se proteger do frio treinando em lugares fechados sempre que o frio for exagerado é muito mais conveniente.

+ Temperatura amena exige cuidados para evitar lesões

Leia mais... Aqui

Vamos nos cuidar... excelente artigo com estas informações...

Repassando - José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo - FPA
Confederação Brasileira Atletismo - CBAt - IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário ESCRITÓRIO da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR - CONFEF
: Aqui




Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Compartilhar


Últimos Fatos
21/07/2018 12:50:00 - SENTIR MENOS CANSAÇO NA CORRIDA
20/07/2018 11:00:00 - MENSAGEM
18/07/2018 17:20:00 - 4a CORRIDA DA VIDA 'DOE SANGUE'
06/07/2018 18:00:00 - TREINAMENTO NO FRIO? ENTENDA
06/07/2018 18:00:00 - DOAÇÃO DE SANGUE
PUBLICIDADE






 
               
   

 

Webmail

Estatísticas de Acesso  

2011 - VARELA ESPORTES - ASSESSORIA ESPORTIVA - CNPJ: 13.707.090/0001-05
Fone / Fax: (42) 3035-6774 - (42) 8825-3774
Rua Saldanha Marinho, nº 120 - Fundos - Bairro.: Trianon
Guarapuava - PR, 85.012-280
Email-skype: varelaesportes@hotmail.com  
Atendimento de segunda a sexta das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00 horas


ADM SITE

 

Google+