Inicial


Conteúdo
- Noticias
- Calendário
- Resultados
- Cobertura de Eventos
- Colunistas
- Dicas de Treinamento
- Galeria de Fotos
- Boletim Informativo
- Vídeos


Assessoria Esportiva
- Atendimento Empresarial
- Ginástica Laboral
- Preparação Física
- Personal Training
- Personal Running - Amador e Profissional
- Organização de Eventos Esportivos
- Recreação Crianças, Adolescentes e Idosos
- Gerontologia
- Projetos - Sócio - Educativo - Esportivo
- Publicidade no site
- Parceiros
- Contato


Sobre
- Currículo - Varela
- Visão
- Equipe
- Missão
- Valores
- Fale Conosco


Buscar no site


Cálculos


EXCLUSIVO TREINAMENTO MARATONAS 42KM
07/08/2017 12:00:00

Vais encarar as MARATONAS este ano, já correu 42kms, qual será a sensação de correr. O planejamento, em tudo na vida no Atletismo não é diferente...


Medalha da Maratona de Porto Alegre - RS, em 11 de junho de 2017 - 42 kms, conquistada pelo treinador/atleta José Carlos Varela
Foto: Varela Esportes Assessoria Esportiva









Partiremos do princípio quanto às corridas rústicas muito rápidas com intensidade alta e provas longas como maratona, serve a mesma recomendação, é indispensável a realização de alguns exames antes de iniciar a preparação para enfrentar com sucesso provas curtas e longas como os 42,195 kms da maratona.

Vale lembrar que com esses exames, antes de iniciarmos o programa de treino, nossa preocupação maior é em preservar a saúde do praticante.

Algumas considerações teóricas gerais para a devida compreensão do plano de treinamento. Deve-se então procurar o médico clínico geral e solicitar a ele os exames abaixo. Independente da idade.

EXAMES RECOMENDADOS

Parte clínica – exame de potência aeróbia eletrocardiograma de esforço para detectar seu VO2 max. Durante o esforço e o limiar de sua freqüência cardíaca ideal de treinamento.
Exame clínico geral
Exame cardiológico
Exame dentário
Exame ortopédico
Exame oftamológico

Parte laboratorial
Exame de fezes
Exame de urina
Hemograma completo
Bioquímica do sangue


A realização destes exames médicos é de suma importância, para que se possa avaliar o estado de saúde do corredor (a), e qualquer eventualidade ser corrigido a tempo.

Treinar com acompanhamento de um profissional, de Educação Física de preferência, pós-graduado em treinamento desportivo, sendo que noções físicas, técnicas-táticas e psicológicas num desenvolvimento geral e harmonioso, para ótima obtenção de resultados na corrida e na maratona, serão passadas gradualmente.

Preparação Física
Será através da estrutura do treinamento e do emprego conveniente de métodos mais eficientes que permitirá que se alcancem os objetivos fisiológicos divididos em: preparação neuromuscular e orgânica.

Preparação Técnica
Através da execução do movimento de corrida com um máximo de eficiência e com um mínimo de esforços, procurando o automatismo do gesto específico até se obter reflexos condicionados. A repetição do gesto um número considerável de vezes poderá criar reflexos, porém teremos que ter o cuidado de não ultrapassar os limites, além dos quais poderá surgir fadiga, prejudicando a coordenação neuromuscular.

A preparação técnica será iniciada juntamente com a preparação física, só que numa percentagem inferior, e sua intensificação somente irá ocorrer após um desenvolvimento conveniente dos sistemas cardiopulmonar e neuromuscular.

Preparação Psicológica:
É um processo ético de preparação moral e educacional e se relaciona com a motivação adequada para correr as provas rápidas e a MARATONA e com desenvolvimento integral da personalidade. Pode ser fundamental (antes das corridas como também na maratona ou no início do treinamento), especial (durante as provas longas) e pós maratona. O objetivo desta preparação é explorar os pontos positivos do corredor e diminuir os negativos.

Saiba como buscar a energia necessária através da preparação alimentar: Através de ingestão de carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas (amplamente exemplificados em números através do seu treinador orientando ou mais a fundo consultar uma nutricionista).

Seguindo alimentação balanceada que têm por objetivo proporcionar fontes energéticas com calorias adequadas ao trabalho físico que o corredor desempenhará, propiciar em tempo adequado a recuperação metabólica e como auxílio eficaz na preparação psicológica.
Deve-se fazer no mínimo cinco refeições por dia ricas e de acordo com o período de treinamento, devidamente balanceadas.

Outros meios complementares na preparação do maratonista:
Compreendem medidas teóricas e administrativas. São medidas teóricas, participação em palestras, leitura de revistas e livros especializados, etc.
Medidas administrativas compreendem: Materiais para treinamento (no mínimo 2 pares de tênis para serem revezados conforme tipo de piso ou treino), vestuário adequado conforme clima e temperatura, local de treinamento, massagem ( com auxílio no relaxamento muscular e desintoxicação dos treinos mais fortes), horas de lazer, registro das atividades e horários de treinamento. Procure acompanhamento de um profissional.

José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo - FPA
Confederação Brasileira Atletismo - CBAt - IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
33 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ junho 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR - CONFEF: Aqui

QUER CORRER UM MARATONA... ASSESSORAMOS TAMBÉM POR PLANILHAS... PREÇOS ÓTIMOS 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA...

Contatos para José Carlos Varela - Varela Esportes Assessoria Esportiva pelos fones - 4101-1090 ou 9 9983-5470, email-skype varelaesportes@hotmail.com ou site
.

MARATONA é MARATONA, 42 kms é difícil, até se acostumar... vivenciando dia a dia... QUER COMEÇAR A CORRER, estamos iniciando...

O PROJETO DE ENDURANCE MARATONAS 42 KMS - 2017


* MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE 11.06.17
já ocorrida

* MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU 24.09.17
Montando equipe, interessados entre contato

* MARATONA INTERNACIONAL DE CURITIBA - 19.11.17
Montando equipe, interessados entre contato

Treine com Professor/treinador/atleta José Carlos Varela, o mesmo correu MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE 2017, somando 33 maratonas e 2 Supermaratonas de 50 kms, já participadas, entre em contato.

Clique e veja aqui.













Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Compartilhar


Últimos Fatos
21/05/2018 12:00:00 - MENSAGEM
18/05/2018 17:10:00 - I DESAFIO ECOLÓGICO SERRA DO JORDÃO
18/05/2018 17:10:00 - CORRIDA DE SANTA RITA - GUARAPUAVA - PR
18/05/2018 17:00:00 - CICLISMO - PASSEIO CICLÍSTICO
18/05/2018 16:50:00 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE ATLETISMO SUB-18
PUBLICIDADE






 
               
   

 

Webmail

Estatísticas de Acesso  

2011 - VARELA ESPORTES - ASSESSORIA ESPORTIVA - CNPJ: 13.707.090/0001-05
Fone / Fax: (42) 3035-6774 - (42) 8825-3774
Rua Saldanha Marinho, nº 120 - Fundos - Bairro.: Trianon
Guarapuava - PR, 85.012-280
Email-skype: varelaesportes@hotmail.com  
Atendimento de segunda a sexta das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00 horas


ADM SITE

 

Google+