Home / Ginástica Laboral


Ginástica Laboral

      
teste
 A prática de exercícios físicos além de combater o sedentarismo, contribuí gradativamente para a manutenção da saúde e fatores associados, assim também como a ginástica laboral intervém na sociabilização e bem-A prática de exercícios físicos além de combater o sedentarismo, contribuí gradativamente para a manutenção da saúde e fatores associados, assim também como a ginástica laboral intervém na sociabilização e, bem-estar antes e após o expediente de trabalho entre os trabalhadores.
       O alongamento é de extrema importância para se ter hábitos mais saudáveis antes da prática de atividades físicas, pois além de aumentar a melhora na postura e auto-imagem, ajuda no controle de lesões articulares e musculares ocasionadas pela falta de preparo físico e condicionamento aeróbico.
        O programa de Ginástica Laboral, é uma das opções que vem sendo usadas nas grandes, médias e pequenas empresas do Brasil, sendo que o programa desta área seja bem elaborado, seguindo as reais necessidades de cada empresa ou de cada setor da mesma.
      O histórico da ginástica laboral surgiu em 1925, como uma ginástica de pausa para operários, tendo início na Polônia, após na Holanda, Rússia, Bulgária e Alemanha Oriental entre outros países as época. Entretanto foi implantada pela primeira vez no Japão, para os trabalhadores do correio, como ginástica laboral preparatória. Após a segunda guerra mundial a difusão foi maior, sendo que em 1960 vários países da europa adotaram a ginástica laboral, visando os benefícios dessa prática. Nessa mesma época os EUA começaram a investir na ginástica, incentivando a prática de exercícios dentro e das empresas por meio das academias.
No Brasil, foi introduzida em 1969, pelos executivos nipônicos em uma indústria naval do Rio de Janeiro, eram 8 minutos de ginástica laboral preparatória, era a primeira tarefa do dia que o trabalhador realizava executados de forma obrigatória e remunerada.
Em 1973, foram iniciados estudos sobre ginástica laboral na Feevale – RS, em 1979, foi implantado por professores e acadêmicos em 5 indústrias do RS, sendo que o acompanhamento foi com 292 trabalhadores durante 4 meses e somente duas indústrias continuaram com o trabalho com a contratação de profissionais de educação física.
Assim a ginástica laboral tem sido vista como uma nova ferramenta para humanizar o meio empresarial e prevenir de doenças ocupacionais, sendo um programa de qualidade de vida e de promoção de saúde e lazer, mesmo sendo realizada pelos trabalhadores durante os expediente do laboral compensatória. A ginástica do trabalho ou ginástica compensatória, pode ser classificada quanto ao horário da execução e quanto ao seu objetivo, podendo ser dividida em três momentos:a preparatória( no começo), o compensatório(no meio do expediente) e o relaxante (fim do expediente).
      Portanto o objetivo deste trabalho que a Varela Esportes oferece é a elaboração e a implantação de um programa de qualidade de vida, bem–estar e saúde, dentro das empresas, seguindo os métodos baseados em pesquisas científicas que apresentam resultados positivos, buscando um embasamento teórico afim de aplicar com segurança  e metodologia consciente responsável, garantindo  assim o sucesso da implantação e dar continuidade ao programa de Ginástica Laboral. A consideração de que a ginástica Laboral, ajuda no relaxamento e maior disposição para o trabalho estão.
  É possível reverter do alto nível de estresse no cotidiano, assim como a prevenção de várias doenças como a LER(Lesão por Esforço Repetitivo) e as DORTS(Doença Osteomuscular Relacioanda ao Trabalho), pelo qual são submetidos muitas vezes os trabalhadores, sendo assim, através da Ginástica Laboral e sua fundamentação teórica/ prática serão criadas essas condições para maiores benefícios á saúde, e bem-estar físico e psicossocial.

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL NOS ÂMBITOS:
> FISIOLÓGICO:
- Estimula o aumento da circulação sangüínea em nível estrutural muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo de ácido lático;
- Melhora da mobilidade e flexibilidade músculo articular ;
- Diminui as inflamações e traumas;
- Melhora da postura;
- Diminui a tensão muscular desnecessária;
- Diminui o esforço na execução das tarefas diárias;
- Facilita a adaptação ao posto de trabalho;
- Melhora a condição do estado de saúde geral.

> PSICOLÓGICO:
- Favorece a mudança da rotina;
- Reforça a auto-estima;
- Mostra a preocupação da empresa com seus funcionários;
- Melhora a capacidade de concentração no trabalho.

> SOCIAL:
- Desperta o surgimento de novas lideranças;
- Favorece o contato pessoal;
- Promove a integração social;
- Favorece o sentido de grupo se sentem parte de um todo;
- Melhora o relacionamento.


ALONGAMENTO X FLEXIBILIDADE
   A flexibilidade é uma capacidade física (amplitude de movimento de uma articulação ou de um grupo de articulações), e o alongamento consiste em exercícios que trabalham o desenvolvimento e a manutenção dessa capacidade física, auxiliando na melhora da amplitude articular e muscular.

FLEXIBILIDADE: A falta de exercícios de alongamento pode nos levar a perder boa parte da flexibilidade que possuímos na juventude.
A flexibilidade debilitada pode chegar a ponto de prejudicar nosso alinhamento postural, dificultando-nos o cumprimento das tarefas diárias.O ideal seria praticarmos 15 minutos diários de alongamento.
O sexo feminino, especialmente as crianças, tende a ser levemente mais flexível do que o masculino.
ALONGAMENTO: O alongamento estático (alonga-se até o ponto mais distante e mantém-se essa posição por alguns segundos) é a maneira mais comum e segura de realizarmos os exercícios de alongamento. Pode ser ativo (com auxílio de algum agente externo) ou passivo (sem auxílio de força externa).
         A ginástica laboral preparatória é ministrada no começo do turno, sendo realizada no posto do trabalho, no período da manhã possuí o objetivo principal de despertar os trabalhadores, essa categoria visa o aquecimento e a preparação da musculatura e articulações que serão utilizadas no trabalho, prevenindo assim acidentes, distenções musculares e doenças ocupacionais. Em uma empresa que começa o expediente bem cedo (que roda turno), para que os trabalhadores se sentissem motivados a começar o trabalho, e posterior melhora no desempenho.
         A ginástica laboral compensatória/ ou de pausa, é a ginástica que interrompe o trabalho no meio do seu expediente, ou no pico da fadiga. Ela visa impedir que se instalem vícios posturais da atividades diárias no ambiente de trabalho, utilizando as musculaturas pouco utilizadas e relaxem aquelas que trabalham em demasia, prevenindo a fadiga, alcançando o equilíbrio físico e mental, diminuindo as tensões musculares provocadas pelas posturas estáticas e unilaterais, onde trabalha com pessoas que se utilizam de movimentos repetitivos finos e principalmente as quais trabalham muito sentado ou em pé, contudo, essa ajuda tornaria ais eficaz o combate da má postura e, trabalhar mais os músculos que são poucos solicitados e relaxando os mais utilizados.
      E ainda a ginástica laboral relaxante ou corretiva (fim do trabalho), utilizando exercícios  físicos específicos  para alongar os músculos  que estão encurtados e, fortalecer  os que estão enfraquecidos, podendo ser executada durante o expediente de trabalho.
       Assim finalizamos com a ginástica de manutenção ou de conservação, que se caracteriza por um programa de condicionamento físico que visa a prevenir ou reabilitar doenças crônico-degenerativas, se dispondo a manter o equilíbrio  fisio-morfológico entre outros benefícios á saúde.
        A Varela Esportes Assessoria Esportiva recomenda CADASTRE-SE  AQUI ENTRAREMOS EM CONTATO. (OBS.: QUANDO PREENCHER O CADASTRO NO CAMPO COMPROVANTE DE DEPÓSITO PREENCHA COM XXXXX .
 
 
 

Varela Esportes, Assessoria, Ginastica Laboral, Guarapuava

http://www.varelaesportes.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Gin%E1stica_Laboral